Folhados de arroz doce
Aprenda a fazer deliciosos folhados de arroz doce. Uma receita fácil com ingredientes simples e um resultado incrível.
Ingredientes:
Arroz Doce:
3 Gemas
2,5 dl de Água
1, 25 l de Leite
1 Pau de canela
189 gr de Açúcar
2 Casquinhas de limão
1 Casquinha de laranja
1 Pitada de sal refinado
150 gr de Arroz tipo Carolino
Folhados:
1 Ovo
Açúcar em pó q.b.
Canela em pó q.b.
3 Placas de massa folhada
Modo de preparo da receita Folhados de arroz doce:
Veja também a receita Delicia de Pessego
Lavar o arroz e deixá-lo uns minutos dentro de água, de molho. Entretanto, levar a água ao lume com o sal, a casca de laranja e limão. Quando a água começar a ferver juntar o arroz escorrido.
Deixar cozer, em lume brando, mexendo regularmente até absorver a água toda.
Enquanto isso, levar o leite ao lume com a outra casquinha de limão, o pau de canela e deixar ferver.
Começar a adicionar o leite ao arroz, a pouco e pouco, para não interromper a cozimento do arroz.
Deixar cozer o arroz, em lume muito brando de forma a que o arroz fique com uma textura macia (cerca de 30 minutos). Nesta fase deve-se mexer constantemente para não criar a película de “nata” em cima do arroz. Quando o arroz estiver bem cozido, retira-se do lume e junta-se os ovos e o açúcar que foram previamente batidos com um “golinho” de leite. Bater bem. Levar novamente ao lume, só para cozer as gemas, e mexer constantemente.
O arroz deve ficar bem sequinho. Colocar numa taça e deixar arrefecer. Entretanto, desenrolar os retângulos de massa folhada, e dividir cada um em 8 partes iguais. Distribuir colheradas de arroz pela massa, pincelar em redor de cada pastel com ovo batido, dobrar a massa ao meio, pressionando ligeiramente os bordos e com uma tacinha fazer os cantos arredondados. Pincelar a superfície do folhado com ovo.
Levar a forno quente 220º até a massa ficar bem levantada e douradinha. Se for necessário, reduzir a temperatura, e deixar o forno só com a resistência inferior quase no final da cozedura. Depois de frios polvilhar com açúcar e canela em pó.
Fonte: Iguarias p’ra Gulosos