Bolo do Caco
Adoro bolo do caco, sempre que vou à Madeira delicio-me! Para quem não conhece o bolo do caco não é doce, é um pão cozido de maneira diferente da que estamos habituados.
Tenho visto algumas receitas do bolo do caco com batata Doce, mas a minha fonte “Madeirense” confidenciou-me que a massa do bolo do caco não é nada mais nada menos que massa de pão de trigo, nada de batata doce. Então meti mãos à obra!
Ingredientes:
50 gramas de fermento de padeiro
1Kg de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de sal
1/2 litro de água morna
Preparação:
Desfazer o fermento num pouco de água. Colocar a farinha numa taça e depois o sal, deitar o fermento desfeito e depois a água e ir amassando até obter uma massa homogénea.
espalhar um pouco de farinha por cima da massa e com a mão fazer uma cruz na massa, tapar a taça com um pano. Esperar que levede (± 50 minutos) estará levedado quando a cruz que fizemos anteriormente deixar de estar visível.
Dividir a massa em bolas que se achatam de modo a formar uma bolacha com a espessura de 3 cm e um palmo de diâmetro.
Tem-se uma pedra muito quente (utilizei uma pedra de grelhar carne que mandei fazer à medida para a churrasqueira) sobre a qual se coloca a bolacha.
Deixar cozer até ganhar uma crosta fina, mas ligeiramente queimada. Virar e deixar cozer do outro lado. Depois, rodar os pães, já cozidos, de modo a alourar também os bordos.
Ainda quente abrir o pão ao meio e barrar as metades com manteiga de alho e orégãos.
Desaparece num ápice!
Fonte:www.receitasespeciais.pt