Cheesecake de Chocolate
Base:
200 g de bolacha maria
100 g de margarina
2.5 colheres de sobremesa de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de cacau em pó
Massa:
340 g de chocolate negro com 50% de cacau, em pedaços
680 g de queijo-creme, em temperatura ambiente
200 g de açúcar
3 lovos grandes, em temperatura ambiente
1 1/2 colher de chá de extracto de baunilha
240 ml de sour cream (junte 1 c.chá de sumo de limão a 240ml de natas e aguarde 15m)
Ganache:
115 g de chocolate negro com 50% de cacau ou chocolate de leite
80 ml de natas
1 colher de chá de manteiga, em temperatura ambiente
Base:
Unte uma forma, de 25cm de diâmetro de aro removível, com margarina derretida e forre o fundo com película aderente, tendo o cuidado de a prender no aro da forma.
Desfaça as bolachas em farinha usando a picadora. Coloque-as no recipiente, junte o cacau, o chocolate e a margarina derretida.
Envolva bem com a ponta dos dedos até obter uma espécie de massa. Coloque-a no fundo da forma que preparou, pressionando-a e achatando-a até obter uma camada lisa e uniforme. Leve ao frigorífico por 10-15 minutos.
Massa:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Derreta o chocolate em banho-maria e retire-o do calor para arrefecer.
Bata o queijo-creme, em velocidade média, até obter um creme fofo. Junte o açúcar e bata bem. Junte o chocolate derretido e bata para incorporar. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição.
Junte a baunilha e o sour cream e bata até obter um creme homogéneo. Verta este preparado sobre a base que esteve no frigorífico alise a superfície e leve ao forno por 50-55m ou até que o cheesecake esteja firme nas beiradas e cremoso no centro. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico durante 2-3 horas.
Ganache:
Coloque o chocolate partido em pedaços num recipiente Aqueça as natas com a manteiga e, quando ferver, verta sobre o chocolate. Aguarde que este derreta e mexa para obter um creme homogéneo. Deixe arrefecer um pouco e coloque o chocolate sobre o cheesecake, alise a superfície e leve novamente ao frigorifico durante 4-6 horas.
Fonte: narwencuisine.blogspot.pt