TARTE FRESCA DE MORANGOS
1.5 pacote de bolacha maria (300g)
150g de manteiga/margarina
1 lata de leite condensado
1 lata (use a de leite condensado) de leite
2 pacotes de natas (400ml)
3 gemas
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de amido de milho
1 caixa de morangos (400g-500g +/-)
1 saqueta de gelatina de morango (85g)
6 folhas de gelatina incolor
1 colher de sobremesa de açúcar
Triture as bolachas numa picadora até obter uma espécie de farinha e junte-lhe a manteiga/margarina derretida, amassando bem com as mãos.
Unte uma tarteira de fundo removivel (de 25 cm de diâmetro) com margarina e forre o fundo e a lateral com a massa de bolacha. Pressione bem com as mãos e alise a superfície com uma colher. Leve a forno pré-aquecido a 220ºC por 10 minutos. Retire do forno e reserve.
Entretanto, coloque as folhas de gelatina submersas num pouco de água fria.
Num tacho, junte o leite condensado, o leite (dissolva o amido de milho no leite), as gemas e a essência de baunilha. Misture tudo muito bem com uma vara de arames e leve ao lume até que engrosse e obtenha um creme bastante espesso.
Quando isto acontecer acrescente as folhas de gelatina demolhadas (escorridas) e envolva bem para que se dissolva. Desligue o lume e junte as natas, mexendo cuidadosamente e incorporando-as ao preparado.
Sobre a base de bolacha já cozinhada verta o creme com as natas e aguarde que arrefeça. Quando já estiver frio forre a superfície da tarte com morangos cortados em rodelas.
À parte faça a gelatina juntando uma saqueta (apenas uma saqueta) de gelatina em pó de morango (85g) com 250ml de água a ferver e 1 colher de sobremesa de açúcar, misture muito bem para que se dissolva e acrescente mais 250ml de água fria, torne a mexer e verta este preparado, com muito cuidado, sobre a tarte.
Leve ao frigorifico até solidificar. Sirva fresco.
Fonte:narwencuisine.blogspot.pt