Bolo de Baunilha e Doce de Leite
Ingredientes:
Para os bolos:
– 1 frasco com 450 gr. de doce de leite, marca Mardel (comprei no Supercor – caso não encontrem poderão substituir pelo leite condensado cozido da Nestlé. Não garanto que fique tão bom.)
– 2 chávenas de farinha de trigo para bolos
– 1 colher de sopa de fermento
– 1/2 colher de chá de sal
– 3/4 chávena de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
– 1 e 1/2 chávena.de açúcar
– 5 claras de ovo
– 2 colheres de chá de extrato de baunilha
– 1 chávena de leite
Para a cobertura:
– 4 a 5 colheres de sopa do doce de leite
– 1 pacote de natas de 200 ml.
– 1 embalagem de queijo-creme, com 200 gr.
– um punhado de nozes pecans
* Capacidade de chávena – 220 ml
Preparação:
Aqueça o forno de 170ºC. Unte duas formas redondas com 20 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe-as com farinha. Eu optei por forrá-las com papel vegetal.
Numa tigela, misture a farinha peneirada com o fermento e o sal.
Com ajuda da batedeira elétrica, bata a manteiga num velocidade média, até que fique cremosa.
Vá adicionando gradualmente o açúcar, batendo sempre até ficar muito bem misturado com a manteiga, num creme claro e liso. Junte a baunilha.
Baixe a velocidade da batedeira e divida a mistura das farinhas em três porções. Vá juntando cada uma destas alternadamente com o leite, batendo sempre até a massa ficar bem misturada.
Bata as claras em castelo e incorpore-as gentilmente na massa, com ajuda de uma espátula.
Divida a massa pelas duas formas. Abane-as ligeiramente para a massa ficar espalhada por igual e leve-as ao forno, cerca de 30 a 40 minutos, fazendo o teste do palito para se certificar que estão ambos cozidos.
Retire os bolos e deixe-os arrefecer completamente, numa grelha. Após estarem frios, corte-os longitudinalmente, com uma faca bem afiada, obtendo 4 partes de bolo.
Com uma batedeira ou vara de arames, bata as natas com o queijo-creme e uma colher de sopa de açúcar. Deve bater bem até a mistura ficar bem firme. Junte as 4 colheres de sopa de doce de leite e misture delicadamente com um garfo, obtendo um creme de cor acastanhada clara.
Para montar o bolo: Divida o doce de leite em três partes. Disponha uma camada para a base do bolo num prato de servir e espalhe uma das partes do doce de leite.
Coloque por cima outra camada de bolo e assim sucessivamente. Termine com o quarto bolo. Espalhe cuidadosamente a cobertura pelo bolo e decore com nozes pecans. Leve ao frio umas duas a três horas antes de servir.
Origem: ovoestreladoemexido.blogspot.pt