Bolo 3 Leites
Há muito tempo que andava para fazer este bolo, só estava há espera de uma ocasião, não que eu precise de uma ocasião para fazer um bolo, já sabem, não é…mas pronto a ocasião foi o Dia do Pai.
É um dia que me entristece profundamente, mas como o meu dear hubby é um bom pai e os meus filhos não iriam entender o ignorar do dia e porque eu sempre fiz um bolo para o meu pai enquanto ele foi vivo, neste dia e todos os fins-de-semana…nada como uma boa dose de açúcar para apaziguar a angustia…
O bolo é escandalosamante bom, é de origem Mexicana, embora eu me tenha baseado numa receita da Martha Stewart, preferencialmente feito num vulgarmente conhecido por pirex, já que é bastante molhado, muito festivo, muito fresco e ainda por cima faz-se de véspera…
Bolo
100 g de Margarina
5 Ovos
1 chávena de Açúcar
1 chávena e 1/2 de Farinha
1 colher de chá de Fermento em pó
1 colher de café de aroma de Baunilha
Bater a margarina com o açúcar até obter um creme fôfo e esbranquiçado, adicionar os ovos um a um e a baunilha, bater bem.
Misturar a farinha com o fermento e adicionar ao preparado de ovos, envolver.
Deitar num pirex (o meu mede cerca de 22x30cm) untado com margarina e levar ao forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 30 minutos.
Deixar arrefecer.
Calda
1 chávena de leite Evaporado
1 chávena de leite Gordo
1 lata de leite Condensado
Misturar bem os três leite.
Picar todo o bolo (usei um pauzinho chinês) e deitar a mistura dos leites por todo o bolo. Tapar com película aderente e levar ao frigorifico, até tudo estar bem absorvido.
Cobertura
400 ml de Natas
4 colheres de sobremesa de Açúcar em pó
Bater as natas que devem estar bem frias até estarem consistentes, adicionar o açúcar e bater mais um pouco.
Distribuir por cima do bolo e decorar a gosto.
Nota: 1 chávena = 250 ml
Fonte: mesapara4.blogspot.pt