Bolo (ou tarte fingida) de maçã caramelizada
Ingredientes:
Para caramelizar as maçãs:
– 3 maçãs grandes (usei Royal Gala)
– 6 colheres rasas de sopa de açúcar amarelo
– 3 colheres de sopa de manteiga
– raspa e sumo de 1 limão
– canela em pó q.b.
Para o bolo:
– 60g de manteiga amolecida
– 100g de açúcar amarelo
– 3 ovos tamanho M à temperatura ambiente
– 150g de farinha de trigo (usei T55)
– 1 colher rasa de chá de fermento químico
Preparação:
Para caramelizar as maçãs:
Descascar as maçãs, cortar às fatias e regar com o sumo do limão.
Levar uma frigideira grande ao lume com o açúcar e a manteiga. Deixar em lume médio até que a manteiga derreta e comece a dissolver-se no açúcar. Acrescentar as raspas de limão, as maçãs e deixar ao lume até ficarem bem caramelizadas, mas ainda firmes.
Ir virando e regando as maçãs cuidadosamente com o líquido que se for formando. Apagar o lume e polvilhar as maçãs com canela em pó a gosto. Reservar até arrefecer.
Para o bolo:
Numa taça bater bem a manteiga e o açúcar. Adicionar os ovos um a um e ir batendo.
Misturar a farinha com o fermento e peneirar para a taça do preparado anterior. Envolver bem com a espátula, mas sem bater.
Untar uma forma redonda de fundo amovível de 23 cm. Verter a massa e alisar a superfície com a espátula. (A massa fica muito baixa mas a ideia é essa, para que não cresça muito).
Por cima da massa alinhar as maçãs a gosto. Verter cuidadosamente por cima todo o líquido das maçãs, mesmo que pareça muito.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 35 minutos. Nos últimos 5 minutos ligar só a parte de cima do forno para dourar bem as maçãs. Desenformar e deixar arrefecer até servir. Bom apetite!
Fonte:omeutempero.blogspot.pt