Dicas para o Sucesso dos Seus Pudins – Aqui damos-lhe algumas dicas para o sucesso dos seus pudins
Dicas para o Sucesso dos Seus Pudins – Aqui damos-lhe algumas dicas para o sucesso dos seus pudins:
Antes de ser preenchida com o pudim a cozer, a forma exige uma determinada preparação. Norma geral, as formas são interiormente untadas com manteiga ou barradas com caramelo.
Quando a forma o permite, coloca-se no fundo desta uma folha de papel vegetal untado. Este processo, que só se aplica a pudins cujas formas devem ser untadas, é uma garantia para que o preparado não se agarre ao fundo da forma.
As formas só devem ser polvilhadas com farinha, pão ralado ou qualquer outro ingrediente, quando a receita o recomendar.
O preparado só deve preencher dois terços do total da forma.
A temperatura do forno, dependente embora da composição do pudim, é geralmente de 200º C.
Os pudins colocam-se, em princípio, na prateleira inferior do forno, que se eleva se forem pequenos.
Os pudins devem-se retirar do forno ainda macios, mas se a sua massa contiver muita farinha, só se consideram cozidos quando, introduzindo-se uma agulha, esta sair muito quente, mas limpa, embora gordurosa.
Os cuidados a ter com a preparação das formas de pudins cozidos em banho-maria, são os referidos para os pudins cozidos no forno.
Na altura em que se introduza a forma, a água do banho-maria deve ferver sem fazer cachão. Este banho-maria deve processar-se ao forno ou no lume.
Em qualquer dos casos, a água do banho-maria não pode ultrapassar metade da altura total da forma.
Para desenformar pudins cozidos em banho-maria ou na forma, os pudins devem esperar nesta, depois de terminada a cozedura, pelo menos 5 minutos.
Alguns pudins, dos quais o pudim flan é o exemplo mais flagrante, exigem o completo.
Em geral, soltam-se com a ajuda de uma faca pontiaguda os bordos do pudim, coloca-se por cima o prato onde irá ser servido e vira-se a forma.
O pudim deve cair suavemente, se necessário, agita-se e levanta-se um pouco a forma, para permitir a entrada de ar.