Mini bolas de berlim
Ingredientes para 16 mini bolas:
Para as bolas:
– 250g de farinha de trigo (usei tipo 65)
– 40g de açúcar refinado
– 1 ovo + 1 gema à temperatura ambiente (usei tamanho L)
– 1/2 saqueta de fermento padeiro seco (usei Fermipan)
– 50ml de água tépida
– farinha para polvilhar q.b.
Para o creme de pasteleiro:
– 250ml de leite
– 1 casquinha de limão
– 30g de farinha de trigo (usei tipo 65)
– 75g de açúcar refinado
– 3 gemas (usei tamanho L)
– farinha para polvilhar q.b.
– óleo para fritar q.b.
– açúcar refinado para polvilhar q.b.
Preparação:
Para as bolas:
Numa taça misturar a farinha e o açúcar. Abrir um buraco ao meio e colocar o ovo, a gema e o fermento. Verter a água e ir misturando com o garfo até oferecer resistência. Polvilhar a bancada da cozinha com farinha (não é necessária muita, apenas o suficiente para a massa não colar na bancada)e transferir a massa.
Amassar até ficar uma massa lisa e homogénea (se sentirem a massa seca acrescentar mais água, ou o inverso, pois nem todos os medidores são iguais, ou o tamanho dos ovos).
Voltar a colocar na taça, polvilhar com um pouco de farinha e tapar. Deixar a levedar em local seco e quente aproximadamente 1 a 2 horas ou até dobrar de volume (depende do quão quente está a vossa cozinha).
Depois de levedada a massa, voltar a polvilhar a bancada da cozinha com farinha (não é necessária muita, apenas o suficiente para a massa não colar na bancada) e amassar ligeiramente a massa. Dividir em 16 pedaços iguais e moldar em bolinhas.
Dispor as bolas num tabuleiro enfarinhado e cobrir com um pano para que levedem uma segunda vez até dobrarem de volume novamente.
Aquecer uma fritadeira com óleo e fritar as bolas de ambos os lados. Ter atenção que o óleo não pode estar muito quente. Escorrer em papel absorvente e ainda quentes passar as bolas pelo açúcar refinado. Deixar arrefecer primeiro e fazer um corte em todas com uma faca afiada para depois juntar o recheio.
Enquanto a massa leveda prepara-se o creme de pasteleiro.
Para o creme de pasteleiro:
Levar o leite ao lume com a casca do limão, até começar a ferver. Desligar o lume e deixar arrefecer um pouco. Misturar bem o açúcar com as gemas e juntar a farinha e de seguida o leite aos poucos sempre a mexer com a vara de arames. Levar novamente ao lume até ferver e engrossar.
Não esquecendo de mexer. Verter o creme para um prato fundo, cobrir com película aderente de maneira que toque no creme para que a camada da superfície não fique rija. Depois de arrefecer manter no frigorífico.
Transferir o creme para um saco de pasteleiro.
Depois das bolas arrefecidas rechear cada uma generosamente com o creme. Bom apetite!
Fonte: omeutempero.blogspot.pt