Pudim de requeijão
Um doce tipo conventual de comer e chorar por mais, com a particularidade de ter o sabor suave do requeijão. Experimente e delicie-se…
– 500 g de açúcar
– 2 dl água
– 1 pau de canela
– 1 casquinha de limão
– 30 g de manteiga à temperatura ambiente
– 15 g de farinha
– 15 g de maisena
– 6 ovos
– 170 g de requeijão
– Caramelo líquido para untar
– Compota de uva q.b.
Ligue o forno a 180° C. Coloque o açúcar num tacho e junte a água, o pau de canela e a casquinha de limão. Deixe ferver até obter ponto-fio (mergulhe os dedos em água fria e coloque uma gota da calda de açúcar entre o polegar e o indicador. Ao afastá-los, forma-se um fio sem grande resistência).
Retire do lume e adicione a manteiga. Mexa até que derreta por completo e reserve. Numa tigela, junte a farinha com a maisena e os ovos. Passe o requeijão por um passador de rede, mexa bem e adicione ao preparado anterior. Elimine o pau de canela e a casca de limão do açúcar e verta, em fio, sobre o preparado de requeijão.
Unte uma forma retangular com caramelo líquido e verta o preparado de pudim. Coloque sobre um tabuleiro com um pouco de água e tape com uma folha de alumínio. Leve a meio do forno e deixe cozer, cerca de uma hora. Retire, deixe arrefecer completamente e desenforme. Sirva bem fresco, decorado com compota de uva.
Fonte:www.impala.pt